Pular para o conteúdo principal

POROS DILATADOS- APRENDA A TRATAR

Reportagem: Carla Festucci
poros dilatados
Quem tem a pele oleosa geralmente sofre com os poros dilatados
Foto: Fábio Mangabeira
Os poros dilatados são um problema enfrentado principalmente por quem possui a pele oleosa. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também porque o calor pode aumentar a oleosidade da pele, mas acontece no inverno também.
A consequência é uma pele ainda mais oleosa, com aspecto gorduroso e mais brilhante. Segundo Mônica Felici, dermatologista da Clínica Splendore (SP), os poros se dilatamdevido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo.
"Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem asecreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, e sem os pelos, a secreção tende a ser maior", explica o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP).

Para tratar os poros dilatados é preciso tratar a oleosidade da pele
Foto: Danilo Borges

Poros dilatados podem virar espinha?

De acordo com Mônica, na verdade os poros dilatados não viramespinhas. "O que acontece é que ahipersecreção sebáceafavorece o acúmulo desebo no poro e, assim, pode proliferar bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne se a pessoa tiver predisposição para acne. Mas nem todas as pessoas que têmporos abertosapresentam acne", afirma a dermatologista.

Tratamento

Para tratar os poros dilatados a dermatologista Mônica Felici recomenda o uso de produtos tópicos que ajudem no controle da oleosidade da pele.
Além disso, Jardis Volpe indica máscaras semanais de argila branca. "Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros", garante o dermatologista.

Maquiagem

Em curto prazo, o make também pode ajudar a camuflar osporos dilatados. "A minha dica é o uso de um primer para disfarçar as imperfeições", diz Mônica Felici.
Mas usada de maneira exagerada, a maquiagem pode mais atrapalhar do que ajudar. "Quando o poro é muito aberto, é comum o uso de maquiagens mais pesadas, na tentativa de disfarçá-lo. Isso pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele, entupir os poros e gerar cravos e espinhas. O correto é tratar os poros para precisar de menos maquiagem", salienta o dermatologista Jardis Volpe.
"Também costumo recomendar maquiagens funcionais para meus pacientes, como bases com ácido salicílico ou corretivo que trata ao mesmo tempo que maquia.


wwwcorpoacorpouol.com.b
r

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN