OBESIDADE INFANTIL-FIQUE DE OLHO



Obesidade infantil: problema atinge um terço das crianças de 6 a 9 anos, diz OMS
3


  • Rick Wilking / Reuters
obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública do século 21. O problema afeta muitos países, especialmente os economicamente desenvolvidos, e é mais grave quando se fala em obesidade infantil.

Crianças com sobrepeso e obesidade tendem a ficar obesas na idade adulta e são mais propensas a desenvolver
 diabetes e doenças cardiovasculares ainda jovens. No entanto, a própria OMS reconhece que, para resolver o problema, é preciso vencer um adversário de peso: a propaganda.Direto ao ponto: Ficha-resumo
Em junho deste ano, a OMS-Europa declarou que a propaganda de alimentos nocivos a crianças se mostrou "desastrosamente eficaz" em estimular a obesidade, em especial com o uso das redes sociais para promover alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes saudáveis.
Há anos a promoção desse tipo de alimento é apontada como um fator de risco significativo para a obesidade infantil e, numa idade mais avançada, para doenças crônicas associadas à alimentação, como doença cardíaca e câncer.


No artigo, as autoras destacam a sensibilidade das crianças frente às emoções e sentimentos prazerosos que os alimentos nocivos provocam e da qual a publicidade se aproveita. “Os três componentes da dieta moderna que respondem a essas características são: açúcar, gordura e sal; e a mistura deles em doses ‘certas’ tem efeito somatório na geração de prazer”, diz o texto.

Outras causas

As informações estampadas nos rótulos dos produtos nem sempre informam devidamente quem tenta ter uma alimentação saudável. Por isso, institutos e organizações ligadas ao direito do consumidor e à saúde cobram mudanças no rótulo dos alimentos, para que eles alertem sobre os ingredientes não saudáveis presentes na composição de cada produto.
Ampliar
energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas: Produtores, consumidores, autotróficos, heterotróficos, decompositores, teias alimentares, etc. "Para responder esse assunto, o vestibulando deve ter um bom conhecimento sobre o funcionamento dos ambientes [teia e cadeia alimentar, fluxo de energia] e dos ciclos biogeoquímicos [em especial o ciclo do carbono]", diz o professor do XI Leandro Neves. Na foto, um fungo, principal decompositor na maioria dos ecossistemas terrestres Leia maisEvelson de Freitas / Folha Imagem
Visando combater os efeitos dessa desinformação na vida das crianças,diversos projetos tramitam hoje no Congresso Nacional para exigir das marcas que elas sejam mais transparentes nas informações nutricionais.
Outros fatores -- biológicos, econômicos, sociais, políticos e culturais-- também colaboram para a obesidade infantil. Entre eles, os hábitos familiares, a expansão das redes de fast-food; a falta de regras para os alimentos comercializados nas escolas e o fácil acesso das crianças a biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerante; doenças endócrinas e o sedentarismo. Mas a principal causa costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias.
Segundo a OMS, nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o consumo global de alimentos altamente calóricos e gordurosos cresceu, houve uma queda na atividade física devido ao aumento de exercícios laborais (oferecidos pelas empresas no local de trabalho), mudança nos meios de transporte, aumento da urbanização e falta de tempo.

O que é obesidade?

Sobrepeso e obesidade são definidos pela OMS como o acúmulo de gordura anormal ou excessivo que apresenta um risco para a saúde. A obesidade é medida através do índice de massa corporal (IMC), calculado pela divisão do peso de uma pessoa (em quilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros). Uma pessoa com IMC igual ou superior a 25 é considerada com sobrepeso. Já uma pessoa com um IMC de 30 ou mais é geralmente considerada obesa.

Infância e obesidade

A infância é um momento crucial para o problema da obesidade. É nessa faixa etária que nosso corpo produz mais células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gordura em nosso corpo. Essas células são muito elásticas e, quando nos alimentamos em excesso, são estimuladas a armazenar gordura podendo adquirir até dez vezes o seu tamanho normal. Quando chegam a esse limite, dividem-se ao meio, dando origem a nova célula, também capaz de armazenar mais reservas adiposas. A partir da adolescência, essas células perdem o poder de duplicação.
Vale lembrar que as gorduras também são importantes e mesmo uma dieta equilibrada deve incluí-las de forma saudável. 
Já o colesterol é uma gordura encontrada nas células e que é importante para o funcionamento do organismo. Essa gordura é usada pelas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteróides (estrógenos e testosterona). É produzido pelo fígado e pela alimentação ingerida por cada pessoa.
No entanto, existe o colesterol ruim e o bom. O primeiro é o LDL (proteína de baixa densidade), que pode formar pequenos trombos, ou seja, pequenos aglomerados de células gordurosas que impedem a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos e podem ocasionar doenças cardiovasculares. O segundo é o HDL (proteína de alta densidade), que impede o LDL de circular na corrente sanguínea

WWWI.FOLHA.UOL.COM.BR



Comentários

  1. Simpatia para emagrecer do CHICO XAVIER poderosíssima,para emagrecer logo.Simpatia para ser feita em 3 dias, podendo ser repetida caso a pessoa desejar chegar a seu peso ideal.


    Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.


    À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
    *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
    *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.


    Importante:

    1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
    4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
    5: Publique na mesma semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN