MEL E SEU PODER DE CURA

O mel e seus poderes curativos

  4 Share0 
 

mel_1O mel é um doce milagre da natureza. Você sabia que em apenas uma busca por néctar, as abelhas podem visitar até 100 flores num raio de 15 km? Além de ser delicioso, é possível que o mel seja o remédio caseiro mais antigo do mundo: existem registros escritos sobre o mel com mais de 7 mil anos, e dos 900 remédios conhecidos do Egito antigo, nada menos que 500 continham mel em sua formulação.
Entre os principais usos medicinais do mel estão preparações destinadas ao alívio dos sintomas de gripes e resfriadostosse e dor de garganta, que exploram sua textura viscosa e suas propriedades antibióticas naturais. Além disso, o mel também é utilizado para o tratamento de pequenos cortes, arranhões e feridas. E sabe por que? Por que o alto teor de açúcares que ele contém retira a umidade das feridas, deixando as bactérias sem a umidade necessária para a sua sobrevivência e ainda bloqueia a entrada de contaminantes externos, ajudando as feridas a cicatrizar mais rápido. Não é incrível?
mel_2E os poderes do mel não param por aí. Em muitas culturas, o mel é utilizado para curar a diarreia. Basta misturar quatro colheres de sopa de mel a uma xícara de água quente, deixar esfriar e beber – a bebida fica superdoce, mas é eficiente. Quer saber outra aplicação inusitada para o mel? Tratamento deconjuntivite. É isso mesmo! A dica é misturar três colheres de sopa com duas xícaras de água fervente e mexer bem para dissolver o mel. Depois de esfriar, mergulhe um disco de algodão na mistura e use-o para retirar as secreções do olho afetado (use um novo disco para cada olho para evitar contaminações). Repita várias vezes por dia. A aplicação de mel puro nos olhos reduz o inchaço, o pus e a vermelhidão. Mas atenção! Você deve usar o mel cru, pois a pasteurização destrói as propriedades antibióticas do mel. É possível encontrar mel cru em lojas de produtos naturais.
E, para finalizar com chave de ouro, compartilho com vocês uma receitinha ótima para… ressaca! Não se trata de uma cura, mas pode fazer a manhã começar de forma menos penosa, se você tiver exagerado na véspera. Essa receita reidrata e diminui a acidez gástrica. Quanta versatilidade, não é mesmo? :)
Infusão para ressaca
2 colheres (chá) de suco fresco de limão
1 colher (chá) de mel
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
250 ml de água fria
Misture todos os ingredientes na água e beba.
O mel não é o único alimento com poderes curativos. Na verdade, muitos deles podem ser usados como remédios caseiros ou simplesmente promover a cura ao serem consumidos como parte de uma alimentação saudável. Você pode conhecer mais sobre os poderes dos alimentos nos livros O Poder de Cura dos Alimentos e Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos. Até a próxima!
blog.seleções.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN