OSTEOPOROSE- MAL MAIOR PARA AS MULHERES

Osteoporose: o risco é maior para as mulheres

  1 Share0 
 

osteoporose_1Osteoporose significa perda de tecido ósseo e pode representar um grande problema à medida que envelhecemos, pois deixa os ossos mais sujeitos a fraturas. Mas você sabe por que isso acontece? Para entender a osteoporose, é preciso entender que ao longo de toda a vida os nossos ossos passam por um processo contínuo de decomposição e substituição, ou seja: neste exato momento, em alguma parte do seu corpo, existe um osso perdendo tecido que será recomposto em seguida.
Agora ficou fácil entender: a osteoporose acontece quando a produção de tecido ósseo se torna mais lenta do que a decomposição – e isso tende a acontecer naturalmente à medida que envelhecemos. Assim, podemos dizer que a osteoporose faz parte do processo normal de envelhecimento. No entanto, existem alguns fatores que podem desencadear a osteoporose mais cedo do que o normal ou acelerar esse processo, o que aumenta o risco de ocorrer osteoporose grave em idade mais avançada.

Riscos de osteoporose: mulheres X homens

Nas mulheres, um desses fatores é a menopausa. Antes da menopausa, as mulheres estão protegidas pelos níveis elevados do hormônio estrogênio, que é necessário para a formação dos ossos. Assim, a menopausa precoce aumenta o risco de desenvolver osteoporose grave em idade mais avançada.
Nos homens, a osteoporose se desenvolve de modo gradual em idade mais avançada por conta do nível reduzido de androgênios (hormônios sexuais masculinos).
Outros fatores elevam o risco de osteoporose: baixo peso persistente, tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, histórico familiar, certos tipos de medicamentos (corticosteroides e alguns anticancerígenos) e dieta pobre em cálcio.

Prevenção da osteoporose

Você deve ter observado que não é possível eliminar todos os fatores de risco listados acima, mas você minimizá-los adotando um estilo de vida saudável. Pense nos seus ossos como uma poupança: quanto mais robustos estiverem, mais reservas você terá para gastar quando o momento chegar. O que você faz no início da vida é o que tem mais impacto, mas as medidas abaixo trarão benefícios seja qual for a sua idade:osteoporose_2
  • Siga uma dieta saudável, com quantidades adequadas de cálcio e vitamina D. Para isso você pode ir muito além do que apenas aumentar o consumo de leite! Conheça estes 6 alimentos para fortalecer os ossos.
  • Não fume. Largar esse hábito é um desafio – mas não é impossível! Temos várias dicas que podem ajudar aquiaqui e aqui!
  • Faça exercícios regularmente. Isso ajuda a manter a densidade óssea. Se você detesta praticar esportes, pode se exercitar fazendo coisas simples, como caminhartrocar o elevador pelas escadas e levar seu cachorro para passear. O importante é se manter em movimento!
  • Limite o consumo de álcool. Limite-se a duas doses por dia, e escolha dois dias na semana para se abster do álcool.
  • Se estiver na menopausa, considere fazer terapia de reposição hormonal. Converse com seu médico!
  • BLOGSELEÇÕES.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN