HOJE É O DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO
ia Mundial da Religião
Através da fé, o homem restitui sua relação com o sagrado
Vinda do latim, a expressão religião (religare) significa restaurar a relação do homem com o universo sagrado, através da fé, estendendo-se a crenças variadas.
Cada religião apresenta suas características e seus ritos sagrados, como a peregrinação à terra santa para os muçulmanos ou a confissão para os católicos.
As mais antigas religiões surgiram antes da era cristã, sendo elas o budismo, o taoísmo, o hinduísmo, o xintoísmo, o confucionismo dentre outras.
Mas as religiões consideradas como o berço das maiores crenças são de origem asiática e do Oriente Médio, que também são avaliadas como religiões mais antigas da humanidade, as monoteístas (crença em um único Deus), como o judaísmo, islamismo e o cristianismo.
Com o cristianismo, a igreja se dividiu em três vertentes: protestante, ortodoxa e católica. Expandiu-se na Europa a partir do século XX, atingindo a marca dos dois bilhões de fiéis. Seu livro sagrado é a bíblia, e traz como forma de vida os ensinamentos do filho do Messias, Jesus Cristo.
Em razão das divergências de opiniões e dos conflitos acontecidos ao longo da história da humanidade, a Assembleia Espiritual Nacional, composta pela Comunidade Bahá´í (Pérsia) criou o dia mundial da religião, o dia 21 de janeiro, a fim de originar a adesão entre as várias religiões existentes, numa proposta de paz.
O islamismo atinge a marca de 1,2 bilhão de adeptos no Oriente Médio e na Ásia, fazendo da mesma a segunda mais seguida e também a religião que mais cresce no âmbito mundial. Seu livro sagrado é o Corão, que utiliza os ensinamentos do profeta Maomé (Muhammad). Eles acreditam que assim como Jesus recebeu mensagens divinas, Abraão, Moisés e Maomé também receberam, sendo que não existirá nenhum outro após Maomé.
O judaísmo nasceu no século XVII a.C, em Israel, seus seguidores acreditam ser descendentes de Abraão. A vida judaica é administrada pelo Tanach, seu livro sagrado, que apresenta 613 mandamentos fundamentais na Torá, seus cinco primeiros livros.
A maior nação católica do planeta é o Brasil, com cerca de 130 milhões de adeptos, que representam 73,8% da população. Mas as divergências religiosas têm aumentado o número de fiéis das igrejas evangélicas ou neopentecostais. Outro lado que tem crescido é o das pessoas que afirmam não seguir nenhuma religião. Os outros 5% se dividem entre judeus, doutrinas orientais, cultos afro-brasileiros e espíritas.
Comentários
Postar um comentário