VOCE JANTA?LEIA ESTA MATÉRIA
Jantar engorda?
O jantar é uma refeição chave, que determina nossa dieta e, consequentemente, nosso peso. Comer muito ou comer mal pela noite está relacionado com a produção de gordura, é nesse instante do dia, em que quase não consumimos energia, que queimamos as calorias. Desse modo, fica claro que a maioria das calorias deva ser consumida na primeira metade do dia.
Devemos saber quais alimentos incluir e quais descartar para obter uma dieta equilibrada em nossos jantares, que nos permita manter ou perder peso. Controlar nossa ingestão de calorias é o segredo para perder peso de forma natural, melhorar nossa qualidade de vida e inclusive nosso descanso. Tome nota então:
É verdade que jantar engorda?
Não, na verdade o que engorda é comer mal no período da noite. Infelizmente, é algo que fazemos incorretamente quase todos os dias, pelos seguintes fatores:
- Pelas manhãs, podemos fazer uma dieta equilibrada e até “comer pouco”, mas quando chegamos em casa pela noite, geralmente atacamos a geladeira por ansiedade. O “beliscar”, o comer a primeira coisa que encontramos, faz com que consumamos alimentos hipercalóricos, ricos em gorduras;
- Em certas ocasiões, devido ao trabalho ou a nossas obrigações, tomamos o café da manhã depressa ou nem sequer o tomamos, comemos ao meio dia algo rápido e, finalmente, chegamos em casa com muita fome e com vontade de “assaltar a geladeira”. É outro mau hábito que passa despercebido;
- Comer muito tarde: em certas ocasiões, chegamos tarde em casa, nos adentramos em outros afazeres e vamos jantar quase na mesma hora de ir dormir. Isto, evidentemente, não é certo. O ideal é jantar duas horas antes de dormir, para que o corpo termine completamente a digestão.
Alimentos que não devemos consumir pela noite
Existem alimentos que não devemos evitar consumir à noite, por serem muito calóricos e indigestos. Alimentos que não somente provocarão aumento de peso, como também farão com que nosso sono seja ruim. Evidentemente, temos que evitar comidas pesadas com muita fritura e gordura, bebidas gaseificadas ou com cafeína, além dos alimentos da seguinte lista:
Lanchinhos
Com certeza você já o fez mais de uma vez. É um recurso fácil porque pensamos que é algo “rápido”, e ainda que tudo dependa do que está incluído no lanche. Contudo, você deve levar em conta que não é muito recomendado comer muito pão no jantar, especialmente se você é sensível aos carboidratos, pois se eles não forem assimilados corretamente, acabarão acumulando no tecido adiposo em forma decolesterol.
Saladas com alface
Pode ser que lhe surpreenda, mas a alface é um alimento bastante indigesto, devido ao seu alto conteúdo de fibras insolúveis, provocando gases e inchaço abdominal pela noite. É muito comum recorrer a saladas nesse horário, mas é melhor que faça saladas de tomate com algum tipo de proteína, o que causará a importante sensação de saciedade.
Alho e cebola
Nunca coma alho e cebola crus pela noite, pois são indigestos a estas horas e seu estômago não vai ficar bem durante a noite.
Macarrão, arroz e pizzas
Não exagere com eles, os carboidratos dos vegetais e as verduras sempre serão melhores que os do macarrão e do arroz, mas se comidos em pequenas quantidades pode ser aceitável.
Alimentos permitidos no jantar
O jantar é a última refeição e, por isso, deve ajudar a equilibrar o consumo de nutrientes do dia. Sempre é positivo incluir uma boa porção de verduras:
- Verduras grelhadas ou refogadas, sopas, gaspachos com uma porção de salmão ou algo de peru, por exemplo. Iogurtes desnatados, substituir o pão por torradas etc.
Exemplos de jantares rápidos
- Champignon refogado com panqueca à francesa de queijo desnatado. Uma rodela de melão ou melancia;
- Salada de tomate com mozarela e camarão, um pouco de salmão e uma torrada;
- Creme de abobrinha com merluza, maçã e um iogurte com mel.
O que acontece se eliminamos o jantar de nossa dieta?
Saltar refeições não é efetivo, em certas ocasiões, produz mais ansiedade e faz com que comamos grandes quantidades na próxima refeição. Suprimir um jantar faz com que o nível de açúcar no sangue reduza, sofremos com a hipoglicemia e o consumo calórico também é reduzido. Não é recomendado.
Qual é a sobremesa recomendada?
Frutas frescas ou em compota (esta ultima é mais digestiva), e iogurtes desnatados.
MELHOR COMSAUDE.COM
Comentários
Postar um comentário