HOJE É DIA MUNDIAL DE CÂNCER NO OVÁRIO


A partir deste ano, o dia 08 de maio começa a ser lembrado como o Dia Mundial do Câncer de Ovário. A doença está em oitavo lugar entre as mais incidentes em todas as regiões do Brasil, sendo a sétima causa de morte por câncer entre as mulheres do mundo inteiro.
A iniciativa une mais de 20 países, e aqui no Brasil é representada pela ONG Oncoguia. “Trabalhamos com o intuito de dar enfoque à doença, que é silenciosa e precisa da atenção das mulheres”, afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.
A oncologista Andréa Gadelha, do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença, já que, se descoberta logo no início, o tumor no ovário pode ser retirado com cirurgia, sem a necessidade de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos. “Mas o diagnóstico costuma ser tardio, já que os sintomas são inespecíficos”, afirma a médica.
Segundo Andréa, as mulheres precisam ficar atentas para não confundirem os sintomas com outras doenças. Por isso, quando perceberem certos sinais, devem procurar um médico o mais rápido possível. Os principais são:
- Sangramento anormal;
- Emagrecimento repentino;
- Dor pélvica fora do comum.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a maior incidência do câncer no ovário está na região sul do país, onde oito em cada 100 mil mulheres são diagnosticadas com a doença. Outro dado apresentado pelo Inca é de que, anualmente, no mundo, em torno de 230 mil mulheres descobrirão que têm o tumor e cerca de 140 mil morrerão em decorrência dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN