NOVAS PROFISSÕES

Agroecólogo

Profissional que estuda a agricultura sustentável voltada à preservação dos recursos naturais.

Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é?

Agroecólogo é o profissional especializado na Agroecologia, que é a ciência que estuda a agricultura visando os recursos naturais e a sustentabilidade. O objetivo desse profissional é elaborar e executar projetos de produção agrícola socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. A proposta é promover uma agricultura que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo assegure a segurança alimentar.

Quais as características necessárias?

Para ser um agroecólogo é preciso ter gosto pela natureza e se interessar pelo meio ambiente e questões sociais.
Características desejáveis
responsabilidade
dinamismo
vontade de realizar mudanças
capacidade de trabalhar em equipe


Qual a formação necessária?

A agroecologia é uma ciência nova, mas já existem alguma instituições no país que oferecem cursos de graduação, bacharelado ou tecnologia em Agroecologia. O mais importante é verificar se a instituição possui certificação do MEC (Ministério da Educação e Cultura). O agroecólogo estuda aspectos referentes à produção e permite especialização em diversas áreas do conhecimento como agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.


Principais atividades

elaborar projeto de agricultura sustentável
gerir sistema produtivo agrícola
oferecer consultoria à produtores rurais
coordenar execução de projetos de agricultura biodinâmica, ecológica, natural e orgânica
elaborar e gerir sistemas agro-florestais
elaborar projetos de permacultura
elaborar, coordenar e executar agricultura orgânica

Áreas de atuação e especialidades

Esse profissional atua focado na utilização dos recursos de forma mais sustentável e humana. Pode se ocupar tanto do setor privado, com a produção sustentável e de orgânicos, entre outras atiuvidades, quanto no setor público, onde se observa uma crescente necessidade de profissionais com formação interdisciplinar atividades relacionadas à sustentabilidade dos agroecossistemas. O terceiro setor também demanda esse profissional.

Mercado de Trabalho

A constante buca pelas práticas sustentáveis tem aberto muito o mercado para esse novo profissional, que encontra grande campo de atuação principalmente na esfera da produção de alimentos orgânicos. A área vem se ampliando nos últimos anos pela mudança de foco da ciência, que antes era produtiva e econômica, para a visão social e de qualidade de vida. O setor público e o terceiro setor também empregam ese profissional para o estudo de práticas sustentáveis de produção.

Onde achar mais informações?

Portal Agroecologia
Articulação Nacional de Agroecologia


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN