CORRIMENTO VAGINAL- CUIDE-SE

Ta09:30

Corrimento vaginal: o que é e quando se torna um problema?

Redação Bonde






Você tem corrimento vaginal? A maioria das mulheres responderia que sim. A expressão é popularmente usada para qualquer tipo de líquido que saia da vagina. Mas, para os médicos, é recomendada apenas quando a secreção indica anormalidade. Ou seja, você pode ter corrimento, mas não necessariamente algo está errado.

A ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, membro da Federação Brasileira das Asssociações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica que o corrimento natural é a eliminação do muco, resultado da descamação de células de pele da vagina e do colo do útero. Existem alguns sinais, no entanto, para detectar problemas mais sérios. 

Confira algumas respostas às perguntas mais frequentes e fique conhecendo melhor o seu corpo. 

Divulgação
Divulgação


1 - Toda mulher tem secreção vaginal? 

Sim, o que muda é a intensidade do fluxo. Mulheres que passaram a menopausa e meninas que ainda não menstruaram tendem a ter menor fluxo devido aos níveis baixos de estrogênio no organismo. A secreção é mais perceptível durante a gestação, perto da ovulação e uma semana antes do período menstrual. As informações são da ginecologista Arícia Helena Galvão Giribela, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). 

2- Secreção vaginal saudável deve ser sem cheiro?

Assim como a secreção varia de mulher para mulher, o cheiro também. É preciso ficar atenta ao que está lhe incomodando. O cheiro é muito forte e há coceiras? Se sim, é melhor procurar um médico. 

3 - A coloração da secreção pode mudar de acordo com as fases do ciclo menstrual?

Sim. Na maior parte do tempo é transparente e ligeiramente esbranquiçada. No meio do ciclo, costuma ter aspecto de clara de ovo. Também pode ser ligeiramente amarelada.

4 - Um fluxo mais intenso de secreções vaginais aumenta o risco de problemas vaginais ou no trato urinário?

Não. "Por outro lado, se a mulher estiver sofrendo de corrimento vaginal, os riscos de infecções aumenta", alerta a ginecologista Bárbara.

5 - Para mulheres que se incomodam, é possível acabar com a secreção vaginal, mesmo que o fluxo seja pouco intenso?

Não há razões para iniciar um tratamento para a secreção vaginal desde que nenhum fator patológico tenha sido encontrado.

6 - Absorventes internos podem causar corrimento vaginal?

Se forem esquecidos, sim. As causas mais comuns de corrimento vaginal são causadas por bactérias, protozoários e fungos. O problema também pode ser desencadeado pela presença de corpos estranhos como absorventes internos ou preservativos esquecidos na vagina.

7 - É recomendável o uso de protetores diários para conter as secreções vaginais?

Não. "Eles aumentam a transpiração e a temperatura local, favorecendo a proliferação de micro-organismos perigosos", explica a ginecologista Arícia.

Fonte: Minha Vida.WWWBONDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN