DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Comece já a economizar na conta de luz

  0 
 

casa-economizar-na-conta-de-luz-capaO mundo tem consumido cada vez mais energia. Carros e casas ficaram maiores e as pessoas tendem a comprar, comer e viajar mais. Assim, não só as contas de luz dispararam, como também os custos para nós e para o meio ambiente, resultando em efeitos permanentes em todo o mundo.
A tendência geral de comprar mais eletrodomésticos e aparelhos portáteis – normalmente em excesso – requer cada vez mais energia. Com os estilos de vida mais abastados da população, acabamos sendo nós mesmos responsáveis por ter contas de luz estratosféricos. Coloque a mão na massa para economizar! ;)
Há muitas maneiras simples de reduzir o volume de energia que você utiliza. Se acha que não tem nada a ver com a história, você tem pelo menos dois motivos para se preocupar:
  • Seu bolso – Quando você reduz a utilização de energia, começa a poupar dinheiro. Simples assim.
  • O bem comum – Cortar o consumo de energia tem um impacto positivo sobre o meio ambiente, o que pode ser compartilhado por pessoas do mundo inteiro.
Quer muitas dicas pra economizar na sua conta de luz? Peça hoje o mais novo lançamento de Seleções – “500 dicas para economizar energia”. Um guia completo que ensinará você a economizar dinheiro, poupar energia e fazer a diferença. Aprenda como pequenas mudanças na casa e em sua rotina ajudarão você a gastar menos todos os meses e fazer do mundo um lugar melhor!
Muitas estratégias simples podem ser colocadas em prática desde já para economizar na conta de luz – algumas são também as mais eficazes. Veja a seguir algumas dicas:
O que você pode fazer hoje 
Aqueça e climatize apenas onde e quando for necessário
Se você tem ar-condicionado, faça-o funcionar de forma mais eficiente usando as funções de área e timing. Assim, ele distribui a climatização para onde você necessita. O mesmo vale para o aquecedor elétrico: deixe-o desligado quando o cômodo estiver vazio.
Utilize ar-condicionado apenas em áreas de estar
Feche portas e janelas para que a climatização não escape para partes da casa não ocupadas ou para fora.
Feche as cortinas quando o ar-condicionado estiver ligado
Se as janelas têm cortinas, feche-as para impedir que o calor escape através do vidro.casa-economizar-luz-geladeira
Não deixe uma geladeira vazia ligada
Uma geladeira, especialmente de modelos mais antigos, pode acrescentar um extra de 15% à sua conta de energia elétrica. Se você tem frigobar ou freezer em funcionamento mas que não é muito utilizado, desligue-o.
Verifique se a geladeira se encontra no melhor local
As geladeiras funcionam de forma mais eficiente se ficarem fora da luz direta do sol, longe de fogões, micro-ondas e outros aparelhos de aquecimento, com espaço suficiente para uma boa circulação de ar. Se possível, mude a localização do refrigerador para economizar energia e dinheiro.
Aproveite a luz natural quando possível
Se puder, mude a planta baixa da sala de estar ou do escritório da casa a fim de reorganizar o mobiliário, para que os espaços de trabalho e os pontos de leitura favoritos etc. fiquem próximos às janelas. Deste modo, você usa luz natural em vez de ligar uma lâmpada de leitura ou uma luminária de teto durante o dia.
Seque as roupas no varal
Se houver um espaço externo ou interno que pegue sol, seque a roupa no varal em vez de desperdiçar energia e dinheiro com uma secadora de roupas elétrica.
Não desperdice energia no modo stand-by
Os aparelhos costumam consumir energia 24 horas por dia mesmo quando não estão ligados. Desplugá-los da tomada evita desperdício.
Use aparelhos pequenos
Se tiver qualquer aparelho de cozinha pequeno – uma chaleira elétrica ou uma torradeira –, use‑o. Preparar alimentos e bebidas em dispositivos menores gasta menos energia do que prepará-los no fogão ou no forno.
O que você pode fazer em dias
Vede frestas
Se os cômodos têm correntes de ar, bloqueie os vãos das portas e vede as janelas que não encaixam para impedir o vazamento de climatização.
Verifique se as janelas precisam de cortinas
Cortinas pesadas impedem que o calor escape pelas janelas no inverno e minimizam o ganho de calor no verão.
casa-economizar-luz-arvorePlante uma árvore
Se há espaço no jardim, plantar árvores de sombra nos lugares certos colabora para manter a temperatura confortável dentro de casa no verão.
Economize água
Trocar para dispositivos que utilizam água quente de maneira mais eficiente, como chuveiros de baixo fluxo, reduzirá a quantidade de água a ser aquecida, diminuindo o gasto de energia.
Verifique as lâmpadas 
Compre lâmpadas de maior eficiência energética e instale-as em todos os soquetes.
O que você pode fazer este ano
Cuide da chaminé
As chaminés podem ser uma fonte significativa de perda de calor no inverno. Se você não usa mais a lareira, avalie se deve bloqueá-la. Se costuma usá-la, ou prefere preservá-la, instale um abafador para não perder calor quando não houver lenha queimando na lareira.
Escolha um sistema de água quente adequado
Se acha que logo vai precisar de um novo sistema de água quente, esteja consciente de que a quantidade de energia utilizada para aquecer a água varia de um tipo de sistema para outro. Escolha o mais adequado e conseguirá economizar significativamente.
Examine a geladeira
A tecnologia da geladeira percorreu um longo caminho na última década. Se seu refrigerador antigo tem tido um mau desempenho, pense em investir num modelo novo, mais eficiente.
Compre um notebook, se puder casa-economizar-luz-notebook
Os notebooks usam apenas uma fração da energia que os computadores tipo desktop consomem. Se for trocar de computador, compre um notebook.
Escolha gás natural em vez de eletricidade
O gás natural emite menos carbono do que a eletricidade convencional. Se você tem acesso a ele, mude para produtos movidos à base de gás quando for a hora de substituir o sistema de água quente, o aquecimento ou o fogão.
Instale ventiladores de teto
Ventiladores de teto consomem muito pouca energia elétrica e, além de refrescar no verão, melhoram o desempenho do aquecedor no inverno.
Para economizar na conta de luz e acompanhar o processo de perto, você pode calcular seus consumo doméstico no site do Copel (Companhia Paranaense de Energia).
BLOGSELEÇÕES.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN