Pular para o conteúdo principal

MIRTILO- CONHEÇA MAIS ESTA FRUTINHA BOA PARA A SAÚDE

Saúde

Você conhece os poderes do mirtilo?

  2 
 

Mirtilos-blueberryO mirtilo – ou blueberry – é essa frutinha roxa aí da foto. A primeira em vez que ouvi falar nele foi há muitos anos, aqui mesmo na Seleções. Estávamos trabalhando em uma das primeiras edições do livro Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos (um dos nossos maiores best-sellers!) e lá estava ele no verbete Frutos Silvestres. Eu, que nunca tinha ouvido falar em mirtilo, fiquei curiosa para experimentar aquela frutinha com tantos poderes maravilhosos, mas nada de encontrá-la no mercado.
Algum tempo se passou e não é que o tal do mirtilo acabou virando moda? Agora eu o vejo em tudo quanto é canto: mirtilo fresco, mirtilo congelado, suco de mirtilo, barrinha de cereal com mirtilo, cupcake de mirtilo… E não é pra menos! O mirtilo é uma fruta muito funcional e que oferece muitos benefícios, olha só:

5 benefícios do mirtilo (blueberry)

Excelente fonte de antioxidantes. Esse é o grande motivo do sucesso do mirtilo, que está entre as frutas frescas com maior teor de antioxidantes que se conhece. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são compostos instáveis produzidos pelo corpo capazes de danificar as células e causar doenças. Assim, a ação das antocianinas presentes no mirtilo podem ajudar a prevenir  doenças cardíacas, câncer e até desacelerar o processo de perda de memória.
Boa fonte de fibras e poucas calorias. Em meia xícara de mirtilo fresco você encontra 2 g de fibras e apenas 40 calorias. E ele ainda é docinho! Não tem opção melhor para o lanchinho da tarde.
Iogurte-Mirtilos-blueberryFornece vitamina C e ferro. Esses nutrientes são um bônus: na mesma meia xícara de mirtilo mencionada acima, você encontra 10 mg devitamina C e 0,7 mg de ferro. Ela já valeria só pelos antioxidantes, mas se vem com mais nutrientes, melhor ainda!
Previne infecções urinárias. O mirtilo pertence à mesma família do cranberry (outra frutinha silvestre que está na moda!) e ambas contêm substâncias que impedem as bactérias de aderir às paredes da bexiga, onde se proliferam causando infecção urinária. Além disso, essas frutinhas tornam a urina mais ácida, o que também ajuda a combater bactérias invasoras da bexiga e da uretra.
Reduz o risco de diabetes. As antocianinas presentes no mirtilo aumentam a sensibilidade à insulina,  o que ajuda a manter a glicemia em níveis saudáveis e prevenir o diabetes. Além disso, o mirtilo é uma boa opção também para quem já tem a doença e sente aquele desejo irresistível por um docinho: a frutose, responsável pelo sabor adocicado do mirtilo, provoca um aumento da glicemia bem mais lento que o açúcar branco. Isso, combinado ao teor de fibras que torna a digestão mais lenta, faz do mirtilo um alimento amigo da glicemia estável.
A única desvantagem do mirtilo é que sua produção no Brasil ainda é bastante  limitada. Ele é típico de regiões frias do hemisfério norte, por isso as tentativas de cultivá-lo por aqui se restringem a algumas cidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Assim, boa parte dos mirtilos comercializados por aqui ainda é importada, o que torna o preço um pouco salgado. Mesmo assim, o investimento vale a pena. Além de todos esses benefícios, o mirtilo é uma delícia!

Experimente um smoothie de mirtilo (blueberry)

O ideal é consumir a os mirtilos crus e inteiros, para não perder os antioxidantes. E o jeito mais fácil de fazer isso é comendo-os puros ou adicionando ao iogurte ou cereal matinal.
Smoothie-Mirtilos-blueberry-com-aveiaOutra boa pedida é combinar os poderes do mirtilo com outros alimentos “mágicos”, como a aveia e o iogurte. Experimente bater no liquidificador meia xícara de mirtilos frescos com 3 colheres de sopa de aveia e um pote de iogurte natural desnatado. Tchãram! Você terá um delicioso e supersaudável smoothie para o lanche da tarde!
Se você tem outra receita que leva essas frutinhas lindas, compartilha com a gente aqui no blog!

BLOGSELEÇÕES.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN