INFECÇÕES VAGINAIS
Infecções vaginais – InfográficoO
Sintomas e Tipos de Infecções Vaginais
Normalmente as infecções bacterianas provocam cheiro muito desagradável, com corrimento mais fino e leitoso, essas bactérias já estão presentes na vagina, mas quando se proliferam causam infecção. O cheiro desagradável piora depois do ato sexual, pois favorece o desenvolvimento das bactérias. Normalmente não há coceiras na infecção bacteriana, mas pode ocorrer. A infecção bacteriana não é uma doença sexualmente transmissível, mas pode tornar a pessoa mais vulnerável a tal.
As infecções causadas por fungos também resultam de uma proliferação (de fungos) que se encontram em pequena quantidade na vagina. Provocam um corrimento mais espesso. Coceira, ardor e vermelhidão, também são sintomas da infecção por fungos e costumam piorar perto dos dias que antecedem a menstruação. Mulheres com diabetes, que tomam antibióticos e grávidas são mais propensas a desenvolverem a infecção fúngica.
Outra infecção muito comum, obtida através das relações sexuais é a tricomoníase que é causado por um parasita. O sintoma mais comum é corrimento vaginal cinza-esverdeado que pode ter odor desagradável ou não. Além disso a vulva pode ficar irritada, com coceiras e inchada. O parceiro da pessoa que foi diagnosticada com esta infecção, deve também se submeter aos tratamentos, pois, é uma doença sexualmente transmitida.
Estes sintomas das infecções vaginais também podem acometer mulheres que obtiveram alguma reação a algum produto de uso íntimo, como, sabonetes. Porém não é infeccioso e será tratado retirando o que causou a irritação e cremes/pomadas.
A maioria das infecções vaginais são tratáveis e seus sintomas não são específicos. Algumas mulheres com infecção bacteriana por exemplo, não apresentam sintomas, por isso é importante manter as visitas ao ginecologista, principalmente se há desejo de engravidar. Engravidar com alguma infecção e não tratá-la por não sentir sintomas, a infecção vai piorando e pode comprometer o feto, levando até ao aborto
Entenda as infecções vaginais através do infográfico
SITEDEBELEZAEMODA.COM