ESTAS FORAM AS SETE PRAGAS DO EGITO- DEPOIS DO ESFORÇO DE MOISÉS PARA O FARAÓ LIBERTAR O SEU POVO.

1. Sangue

Por causa da obstinação do faraó, após outra recusa dele em deixar o povo ir, Arão tomou a vara e, sobre as águas em que a estendia, rios, canais, lagoas e reservatórios, o SENHOR as transformou em sangue: tanto no gosto, cheiro e textura, como em seu efeito mortal sobre os peixes, apodrecendo tudo. O rio Nilo era um rio sagrado para os egípcios, dedicado ao deus Osiris, cujo olho-que-vê-tudo se encontra em muitas pinturas egípcias. Rituais pagãos eram realizados na primavera, quando o rio trazia vida à lavoura, da qual a nação dependia para sua sobrevivência. O SENHOR demonstrou assim a sua soberania sobre ele.

2. Rãs

Sete dias depois, mediante outra recusa do faraó, estendendo Arão sua vara, subiram rãs dos rios, canais e lagos, cobrindo a terra do Egito. A deusa com cabeça de rã Heca tinha um lindo templo em Menfis, e as rãs eram um símbolo de fertilidade, sagradas para os egípcios, mas o SENHOR assim as tornou odiosas para eles. O faraó suplicou a Moisés que rogasse ao SENHOR para tirar as rãs, e prometeu, em troca, deixar o povo ir. Moisés combinou fazê-lo no dia seguinte, e assim fez. Mas o faraó não cumpriu a sua parte.

3. Piolhos

Esta praga foi produzida sem primeiro consultar o faraó. Os egípcios adoravam o deus-terra Guebe, mas todo o pó da terra se tornou em piolhos por toda a terra do Egito! A palavra hebraica traduzida piolho também pode se referir a pulgas e pernilongos. Os magos desta vez não conseguiram fazer igual, e atribuíram o milagre a Deus. Mas o faraó não lhes deu atenção.

4. Moscas

Novamente o faraó foi consultado primeiro e prevenido. Tendo recusado, vieram enxames de moscas sobre todo o território do Egito, menos a terra de Gósen, onde moravam os israelitas, provando que Deus era o SENHOR no meio daquela terra. E provável que as moscas fossem escaravelhos, besouros sagrados: Quepara era o besouro-deus, achado nos túmulos egípcios, e ele representa vida eterna. Outra vez o faraó prometeu, relutantemente, deixar o povo ir, e voltou atrás quando as moscas foram retiradas.

5. Peste sobre o rebanho

O faraó foi consultado e prevenido: a peste viria no dia seguinte sobre todo o rebanho egípcio. Ele não quis ceder, e a peste veio. O segundo maior templo que já foi construído no Egito foi dedicado ao deus Apis - um touro negro! O faraó mandou verificar e constatou que, de fato, todos os rebanhos dos egípcios haviam sucumbido e morrido. Os rebanhos de Israel continuavam intactos. Mas ele não deixou o povo ir.

6. Tumores nos homens e nos animais

Outra vez sem consultar o faraó, Moisés atirou cinza do forno para cima, diante do faraó, e surgiram tumores nos magos, em todos os egípcios, e nos animais. Todos os sacerdotes do Egito tinham que ser imaculados - sem qualquer mancha ou defeito em seus corpos - para poder servir nos templos. Com esta praga, teria havido uma interrupção em seus cultos! Mas faraó não cedeu.

7. Saraiva

Houve uma intercessão mais demorada diante do faraó, sem resultado, portanto a praga veio com enorme destruição. A deusa do céu que os egípcios adoravam nada pôde valer nesta ocasião. O faraó reconheceu que pecava e que o SENHOR era justo. Ele apelou a Moisés para que orasse ao SENHOR para fazer cessar os trovões e as chuvas de pedras, e que, a seguir, deixaria o povo ir. Apesar disto, não cumpriu sua palavra ao cessar a praga, conforme Moisés já antecipava pois via que ele ainda não temia ao SENHOR Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN