IGUANA AZUL - O RÉPTIL QUE POSSUI O TERCEIRO OLHO



Iguana azul: o réptil que possui o terceiro olho

Também conhecido como o Iguana da ilha Grand Cayman,o Iguana azul é uma espécie criticamente ameaçada de lagarto que é endêmica para a ilha de Grand Cayman. É conhecido como uma das espécies de lagartos que vivem mais tempo no mundo, com a idade máxima registrada em 69 anos. O recorde para o Iguana azul é de 67 anos.
O Iguana azul prefere viver em uma área de florestas secas que estão abertas, lugares rochosos, e que tenham abundância de sol. Caso contrário, eles preferem viver próximo da costa do mar porque as fêmeas do Iguana azul cavam a areia para desovar nos meses de junho e julho. A segunda postura dos ovos é em setembro. Sua dieta é puramente vegetariana. Eles comem frutas, flores e plantas.
Os cientistas descobriram que os registros fósseis indicam que o iguana azul foi muito abundante, antes de os europeus colonizaram a região. Infelizmente, menos de 15 animais permanecem na selva em 2003 e prevê-se esta população selvagem será extinto no século 21. Esta espécie tem sido levada à extinção por diversas razões. Estas incluem a predação por gatos e cães selvagens, e indiretamente pela destruição de seu habitat natural para criar fazendas de frutas ou de pastagens para o gado. Em 2004, foram soltos em uma área de preservação natural 219 animais criados em cativeiro para tentar salvar o Iguana azul e outras espécies silvestres na Grand Cayman Island.
É o maior animal terrestre nativo na ilha. Tem um comprimento total do nariz à cauda de 1,5 metros (5 pés), mas os machos são maiores do que as fêmeas. Ele pesa tanto quanto 30 libras (14 kg). As fêmeas são verde-oliva e azul claro. Os machos são de cor cinza escura com um tom levemente azulado. Nos macho um tom de turquesa azulado é mais visível durante a estação de acasalamento. Eles ficam azuis na presença de outros iguanas para sinalizar e estabelecer seu território.
O Iguana azul, também têm uma crista dorsal com 8 espinhos curtos que vão de seu pescoço até o final de sua cauda. Seus dedos são bastante articulados e eficientes para as escaladas em árvores e cavar buracos. Eles foram observados subindo em árvores com 15 pés (4,6 m) e mais altas.
Este Iguana têm excelente visão que lhes permite detectar movimentos e formas a longas distâncias. Eles também desenvolveram um órgão fotosensor no topo de suas cabeças, que é chamado de olho parietal. Também é chamado de glândula pineal, olho pineal, ou terceiro olho. Embora esse olho não funcione como um olho normal porque tem uma retina e objetiva simples, e não pode formar imagens. No entanto, é sensível às mudanças de luz e escuridão, e pode detectar movimento.



Fonte: http://www.itsnature.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN