Pular para o conteúdo principal

OMEGA 3 VOCÊ SABE O QUE É ?

Conheça os benefícios do Ômega-3 para a dieta, saúde e beleza

Reportagem: Caroline Sarmento e Rose Mercatelli
omega-3
Nem todos os peixes são ricos em Omega-3,
descubra  quais são eles
Foto: Danilo Borges
Os benefícios do Ômega-3para a saúde são inúmeros, mas foi no quesito emagrecimento que esse óleo começou a chamar a atenção. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que a ingestão de Ômega-3 auxiliou na eliminação dos quilos extras de 32 pessoas. Além da perda de peso, o estudos apontou que o consumo regular de salmão (peixe que contém o Ômega-3) é capaz de reduzir a pressão arterial e equilibrar a pressão alta.

Outro estudo na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (SP) apoia o fato: “Ficou comprovado, em experiência realizada com ratos, que o Ômega-3 atua diminuindo a velocidade do ganho de peso e melhorando o sistema de controle da fome”, explica Dennys Esper Cintra, professor de nutrição responsável pelo estudo. No teste, o nutricionista dividiu ratos de laboratório em grupos e para um deles, foi administrada uma pequena quantidade de Ômega-3 nas refeições. “O grupo que ganhou menos peso e demorou mais a engordar foi o que recebeu as doses do ácido graxo”, conta o nutricionista.  O especialista acredita que o nutriente atue da mesma maneira nos seres humanos, já que o nosso mecanismo de controle da fome é igual ao dos roedores.


Parece bom, não é? Mas há controvérsias! Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Cooper, de Dallas, e publicada no American Journal of Clinical Nutrition apontou que consumir cápsulas de Ômega-3 acelera perda de peso de maneira insignificante. O estudo uniu 128 adultos sedentários e acima do peso. Um grupo consumiu as cápsulas da gordura e o outro, placebo. Depois de aproximadamente 5 meses, os estudiosos perceberam que a diferença de perda de peso entre os dois grupos era de apenas 0,6 kg. De acordo com os pesquisadores, é possível obter o emagrecimento de Ômega-3 em animais, porém os resultados em humanos são controversos. 

Nesta matéri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN