COLITE- SAIBA MAIS

Dicas básicas para aliviar a colite de forma natural

Dicas básicas para aliviar a colite de forma natural
A colite é a inflamação do cólon, também chamado intestino grosso. E pode causar sintomas muito incômodos. Apesar de que em alguns casos a medicação seja necessária para aliviar ou curar a colite, também é certo que os remédios naturais podem ajudar a evitar a inflamação.

A seguir, mostraremos os diferentes tipos de colite, os sintomas mais frequentes e alguns remédios caseiros, que podem ajudar a aliviar os desconfortos, seja qual for a causa da inflamação.

O que provoca a colite e quais são seus sintomas?


Pode-se dizer que, basicamente, existem dos tipos de colite: a aguda e a crônica.
A colite aguda é frequentemente causada por bactérias ou vírus, e a colite crônica pode ter diferentes causas (estresse, intestino irritável, doenças auto imune, etc).
Se você tem um ou vários dos sintomas que citaremos a seguir, é provável que você esteja sofrendo de algum tipo de colite:

  • Dor abdominal aguda, crônica ou “em ondas”.
  • Retorção intestinal;
  • Diarreia.
  • Flatulência.
  • Tenesmo (sensação permanente de vontade de mobilizar o intestino)
  • Presença de mucosidade ou sangue nas fezes.
  • Febre.
  • Náuseas ou vômitos.

Na presença destes sintomas, é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto. O médico é quem decidirá a necessidade ou não de tomar algum tipo de medicação. Mas de qualquer maneira, os remédios naturais podem ajudar a melhorar a colite.

Dieta à base de líquidos


Especialmente quando a colite se manifesta com diarreia líquida, é bom evitar os alimentos sólidos. Durante 2 ou 3 dias, ingira somente líquidos, em boa quantidade de íons e minerais. Esses são alguns dos remédios caseiros que podem ajudar a impedir a diarreia:

  • Água de arroz. Pode-se dizer que este é um dos remédios caseiros “da vovó”. Para fazer água de arroz, pegue um copo de arroz e o coloque para ferver em seis copos de água, até que os grãos estejam moles. Então, coa e beba, morno ou frio.

camomila

  • Chá de camomila. A camomila tem um efeito anti-inflamatório, por isso, é um remédio natural ideal para a colite. Pegue alguns ramos de camomila e os ferva em uma panela com água. Quando esfriar, sirva tudo em um copo. Ao invés de açúcar, adoce com mel ou estévia.
  • Água de repolho. Obtém-se simplesmente pegando algumas folhas de repolho e colocando-as para ferver em uma panela durante 10 minutos. Beba quando estiver esfriado.

Dieta suave


Quando os sintomas começam a desaparecer, pouco a pouco pode-se incorporar alimentos sólidos à sua dieta. Comece comendo um pouco de arroz, farinha de milho cozida, carnes magras, iogurte e queijo magro, sempre em pequenas quantidades, até ver como seu intestino reage.
Outras boas opções de alimentos sólidos para incorporar à dieta podem ser a compota de maçã (maçã cozida) e a cenoura cozida.Esta última é um ótimo remédio natural para a colite por seu efeito antiácido no intestino.

Evite os açúcares


Quando o intestino está inflamado, não cumpre com suas funções corretamente. Por isso, é importante seguir uma dieta com alimentos leves, que não aumentem a inflamação.
Na presença de sintomas da colite, o melhor é evitar todos os alimentos que contenham açúcares refinados (bolos, chocolate, guloseimas) e o pão branco.
Deve-se evitar também as comidas muito temperadas, o álcool, ocafé e as bebidas gasosas.
Nos casos de colite por estresse, nervos ou cólon irritável, sugere-se fazer exercícios de relaxação com frequência. O yôga ou a meditação também podem ajudar a melhorar os sintomas da colite. Por último, lembre-se sempre de consultar seu médico se os sintomas persistirem.
MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN