limpeza com produtos sem química

Como limpar a casa sem usar produtos químicos

Como limpar a casa sem usar produtos químicos
Se você pensa que somente mantemos a casa limpa com os produtos que compramos nas lojas, está enganado, esse fato é totalmente falso e além do mais, tais produtos são nocivos para nossa saúde.

É que os químicos que são utilizados nos desinfetantes são altamente perigosos para os membros de nossa família e também para o meio ambiente. Conheça algumas opções caseiras e naturais para que sua casa esteja igualmente radiante.

Os químicos: inimigos da saúde


O problema principal de todos os produtos de limpeza que compramos no supermercado é que eles apresentam componentes nocivos para a saúde, como o fato de serem sintéticos ou petroquímicos. Ao inalarmos estes componentes podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas.
Existe uma doença popular entras as donas de casa e pessoas que realizam limpeza em casas e escritórios que inclui eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatite alérgica, transtornos respiratórios, hipersensibilidade, etc. Isto é devido à exposição excessiva a estes produtos sem a utilização de luvas ou máscaras.
Também é importante mencionar os milhões de toneladas de detergentes que terminam nos rios e mares do planeta, trazendo um impacto muito grande para a natureza. Quanto mais “rápida” é a ação de um desinfetante ou limpador, mais químicos ele contém, ou seja, mais tóxico ele é. É preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados na casa, ainda mais se tivermos crianças ou animais.

O vinagre: primeiro aliado


Se você quer limpar a sua casa de maneira natural e caseira, nunca se esqueça de ter vinagre. O vinagre é o ingrediente necessário para qualquer ambiente e o resultado é maravilhoso. Ele desinfeta, elimina a gordura, remove manchas, retira maus cheiros, é bactericida, elimina a ferrugem. Alguns usos do vinagre na casa são:

  •  Limpar com vinagre todo o interior da geladeira, principalmente nos lugares onde está oxidado. Deixe atuar por uns 20 minutos e enxague com água morna.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para limpar os vidros, janelas e espelhos. Você pode usar papel de jornal para que fiquem mais reluzentes.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e 1 colherada de bicarbonato de sódio. Com esta preparação você pode limpar qualquer superfície.

IMG_4606
  • Verta um pouco de vinagre branco na máquina de lavar para eliminar os odores das roupas, limpar os resíduos do detergente e evitar a estática nas roupas. Coloque no último ciclo de lavagem, uma vez que o detergente ou sabão em pó tenha sido enxaguado.
  • Esfregue um pouco de vinagre em uma esponja para retirar os restos de sabão ou manchas nos azulejos.
  • Coloque um pouco de vinagre branco em um balde com água e coloque roupas que cheirem a cigarro. Depois seque como de costume.
  • Faça uma mistura com sal e vinagre. Limpe com ela a cafeteira e depois enxague com água.
  • Para eliminar o cheiro de cebola ou alho depois de corta-los, ponha vinagre nas mãos e depois enxague com água.
  • Serve também para lavar bem os frascos de vidro se você deseja reutilizá-los para preparar doces ou conservas. Deixe os frascos em repouso alguns minutos com um pouco de vinagre e água. Enxague.

O bicarbonato: outro aliado


Além de usar vinagre para limpar a casa, o bicarbonato de sódio também é muito bom. Ele não irá expor você e sua família a tantos químicos provenientes dos produtos de limpeza habituais. É muito barato e pode ser obtido em farmácias, supermercados, etc. Alguns usos do bicarbonato de sódio:

  •  Limpa os azulejos do banheiro se fosse um abrasivo suave, que não risca. Coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue nas superfícies. Enxague bem e deixe secar. Se você deseja obter uma limpeza superior faça uma pasta com bicarbonato, sal e água.

limpieza4
  • Use como detergente para sua louça. Encha a pia da cozinha com a louça para lavar e cubra com água. Coloque duas colheradas de bicarbonato e deixe atuar. Será muito mais simples retirar os alimentos fixados nos pratos, panelas, etc.
  • Serve para dar brilho aos talheres de prata. Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato e 1 de água. Esfregue cada um com um pano limpo. Depois enxague e seque.
  • Polvilhe na parte interior do forno. Orvalhe com água para umedecer e deixe repousar toda a noite. Esfregue e retire tudo com uma esponja.
  • Para limpar o chão, utilize meia xícara de bicarbonato por cada balde de água morna. Limpe como de costume e verá como o chão fica brilhante e sem maras ou riscos.
  • Desodoriza e limpa as cortinas de plástico do banheiro. Polvilhe diretamente o bicarbonato e esfregue com uma escova. Enxague e pendure em um varal para secar.


Este produto também é muito bom para desodorizar ambientes e objetos, tais como a geladeira (coloque um pequeno recipiente aberto na parte alta), a tábua de cortar (polvilhe, deixe atuar e enxague), a lata de lixo (polvilhe e deixe no fundo), drenagens (meia xícara de bicarbonato no ralo e logo depois água morna), tapetes (coloque em toda a superfície e deixe repousar toda a noite. Varra e aspire), armários (mesmo procedimento da geladeira), carros (coloque nos assentos e nos tapetes), sapatos (como se fosse talco, não se esqueça de tirar o pó antes de calçar), roupa suja (principalmente a que tem odor ou suor, coloque meia xícara de bicarbonato no último ciclo de lavagem).

melhorcomsaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN