REMEDIOS CASEIROS PARA DOR DE CABEÇA

Remédios para a cefaleia tensional
Seguramente, muitos de nós já sofremos alguma vez da chamada “cefaleia tensional”, que afeta aos dois lados da cabeça, não apenas a um deles como costuma acontecer em uma crise de enxaqueca. 

À essa dor pulsátil e constante é adicionada uma rigidez no pescoço e no couro cabeludo, um incômodo que parece principalmente no meio do dia e vai aumentando à noite.
É um tipo de dor de cabeça que a grande maioria da população experimenta, e que se de uma hora pra outra começa a se estender por dias, semanas ou até 3 meses seguidos, pode ser caracterizada como uma condição crônica que requer um tipo específico e mais sério de tratamento.
Diante de uma cefaleia tensional, é comum recorrermos a analgésicos, que em certas ocasiões não conseguem aliviar a dor. Por isto, hoje, oferecemos dicas de alguns remédios naturais que ajudarão a aliviar o quadro e oferecer algum descanso aos pacientes, já que as causas desta condição estão escondidas basicamente em situações de ansiedade e estresse, o que podemos controlar considerando seus desencadeantes. Confira!

Causas da cefaleia tensional


As causas destas incômodas dores podem ser encontradas em muitos fatores, mas especialistas os englobam em 3 marcos fundamentais:

  • Situações de estresse e ansiedade.
  • Passar muito tempo em uma posição incômoda e incorreta para o eixo do corpo e da cabeça, em que os músculos e nervos fiquem sobrecarregados.
  • Manter a visão fixa em um mesmo ponto por muito tempo, ou inclusive ter problemas de visão e utilizar um grau incorreto nas lentes ou óculos.
  • Uma má alimentação com carência em vitaminas e minerais (magnésio, vitamina B, etc).

Tipos de cefaleias tensionais


  • Tipo I: é a que se estende durante vários meses, tendo uma incidência maior pelas manhãs e desaparecendo a tarde. A dor se concentra em ambos os lados da cabeça e na parte occipital.
  • Tipo II: é a mais habitual entre a população, caracterizada por ser uma dor difusa e com uma incômoda sensação de pressão. Dura entre 1 a 3 dias, os medicamentos, geralmente, não costumam aliviá-la.

Diferenças entre enxaqueca e cefaleia tensional


A cefaleia tensional apresenta-se mais como uma dor generalizada, exercendo pressão nas têmporas, atrás da cabeça e no pescoço, e em algumas ocasiões dura horas ou um pouco mais de meia hora, podendo prolongar-se durante dias.
Já a enxaqueca é uma dor mais localizada, em ocasiões apresenta-se apenas de um lado da cabeça, a luz incomoda,sentimos náuseas, enjoos, etc. Sintomas que não experimentamos em casos de cefaleia tensional, que inclusive pode desaparecer com uma simples massagem no pescoço, diferente da enxaqueca.

Remédios para a cefaleia tensional


Lavanda

  • Vitamina B: esta vitamina ajuda a dar energia aos neurônios que, devido ao estresse e aos esforços diários, trabalham em excesso. Uma boa quantidade desta vitamina oferecida ao organismo pode prevenir este tipo de dor de cabeça. Por isto, é conveniente adicionar a vitamina B mediante os comprimidos que encontramos em lojas de produtos naturais. Uma capsula de 250 g por dia, durante 2 semanas seria muito conveniente para nos recuperarmos. Se preferir, a vitamina B pode ser encontrada no fígado de boi, nos peixes de profundidade e nos ovos.
  • Lavanda: é perfeita para aliviar o estresse e a dor de cabeça. Pode ser tomada como infusão, preparando 2 ramos secos, em água fervente, e tomando todas as manhãs e no meio da tarde. Esta medida poderá melhorar consideravelmente a cefaleia tensional. E ainda, se colocamos óleo de lavanda em água fervente e inalarmos o vapor, também colhemos efeitos muito benéficos.
  • Artemísia: ideal para a cefaleia tensional. Esta planta possui substâncias que ajudam a regular os neurotransmissores do cérebro e a normalizar o fluxo sanguíneo para essa região. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, o que a torna perfeita quando tomada em infusão. Pegue 2 de suas flores, coloque-as para ferver em água e tome-as no meio da tarde, depois de deixar a infusão repousar por 15 minutos. Beba-a em pequenos goles.
  • Magnésio: segundo muitos estudos, o magnésio é efetivo para prevenir e aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca. É um mineral que relaxa os músculos e alivia o estresse, acalmando os nervos e a dor de cabeça. Onde pode ser encontrado? No arroz integral, no cacau em pó, nas sementes de abóbora, no manjericão seco, nas sementes de linho e de cominho, nas nozes, etc.
  • Menta: outra das opções perfeitas para tratar as cefaleias. Nos relaxa e alivia a dor. Se tomamos duas infusões por dia, uma pela manhã e outra no café da tarde, logo notaremos seus efeitos benéficos. Para isto, bastam 2 colherinhas de menta seca pra uma xícara de água bem quente. Deixamos repousar por alguns minutos e tomamos pouco a pouco. Tente tomar todas estas infusões quando estiver relaxado, fazendo com calma e com tempo.

Outras dicas


Andar-de-bici
Controle as situações de estresse, busque mais tempo livre e estabeleça prioridades.

  • Use um bom travesseiro para dormir, a posição do pescoço e da cabeça é muito importante para prevenir episódios de cefaleia tensional.
  • Cuide da postura ao ler, trabalhar ou realizar outras atividades.
  • Acostume-se a esticar o pescoço, relaxar as costas e os ombros de vez em quando, no trabalho ou na frente do computador, para evitar sobrecargas.
  • Revise sua visão. As cefaleias tensionais, às vezes, estão relacionadas com problemas nesta área, como citado anteriormente.
  • Controle suas situações de estresse, reserve um tempo para você, descanse, estabeleça prioridades, cuide melhor de você.

MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN