ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O CANCER

Quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer?


Fitoquímicos ou fitonutrientes ajudam a prevenir o câncer

Fontes deste nutriente são alimentos vegetais. Inclua na sua dieta grandes quantidades de frutas e vegetais, grãos integrais e cereais. Grãos alimentos que ajudam a prevenir o câncerintegrais contêm fitoquímicos que podem diminuir o risco de certos tipos de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. A ação de fitoquímicos varia de acordo com a cor e o tipo do alimento. Eles podem atuar como antioxidantes ou protetores de nutrientes, ou prevenir cancerígenos (agentes que causam câncer) de serem formados. Conheça alguns fitoquímicos encontrados em alimentos:
As antocianinas são encontradas em frutas vermelhas e azuis (como framboesas e mirtilos) e legumes. Ajudam a retardar o processo de envelhecimento, protegem contra doenças cardíacas e tumores, previnem coágulos sanguíneos e combatem inflamação e alergias.

Os carotenóides são encontrados em alimentos de cor amarela escura, laranja, e frutas e legumes de cor verde escuro como salsa, laranja, toranja rosa e espinafre.

Os flavonóides são encontrados em frutas, legumes, vinho, chá verde, cebola, maçã, couve e feijão. Licopeno é encontrado principalmente em alimentos como a goiaba, melancia e o tomate. Quando cozido, este fitoquímico parece reduzir o risco de câncer e ataques cardíacos.

E os antioxidantes?

Antioxidantes são substâncias que inibem o processo de oxidação e atuam como agentes de proteção das células no corpo. Eles protegem o como prevenir o câncercontra os efeitos prejudiciais dos radicais livres (subprodutos de processos químicos normais do corpo, poluição). Os radicais livres atacam as células saudáveis??, o que muda o seu DNA e permite o crescimento tumores. Alguns antioxidantes incluem:
Vitamina C (ácido ascórbico) que pode proteger contra o câncer de cavidade oral, estômago e esôfago e também pode reduzir o risco de câncer de reto, pâncreas e colo do útero e proteger contra câncer de mama e de pulmão. Boas fontes de vitamina C são a laranja média, pimentão verde, morangos, mamão e brócolis.
beta-caroteno, outro antioxidante que pode ajudar a diminuir o risco de câncer aumentando as células brancas do sangue no sistema imunológico. Os glóbulos brancos tem como função bloquear radicais livres que danificam as células. Boas fontes de beta-caroteno são hortaliças verde escuras e frutas amarelas. Alguns exemplos de alimentos são cenouras, abóbora, couve, espinafre e batata-doce.


Por fim, os ácidos graxos de ômega-Estudos mostram que esses nutrientes tem o potencial de retardar ou reduzir o desenvolvimento de tumores na mama e câncer de próstata. Já que o nosso organismo não produz ácidos graxos de ômega-3, devemos obtê-los a partir de alimentos ou suplementos. Boas fontes deste 
ômega-3 para prevenir o câncernutriente em alimentos são frutos do mar, especialmente peixes de água fria como salmão,sardinha, linguado, atum e truta. A recomendação é de consumí-los de 3 a 4 vezes por semana. Outros alimentos que contêm altos níveis de ômega-3, incluem: nozes, sementes de linhaça,soja e tofu.

Em uma coisa todos os profissionais de saúde podem concordar: uma dieta variada não só em cores mas em tipos de alimentos é garantia de boa saúde. Mantenha a sua geladeira estocada de alimentos frescos e minimamente industrializados para reduzir o risco de doenças e viver uma vida mais saudável.
SITEDEBELEZAEMODA.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN