CHEIRO VERDE-CONSERVAÇÃO- DICAS DE SILENE MACHADO

CHEIRO VERDE - DICAS

Cheiro verde é a mistura de plantas como a salsinha e a cebolinha e em alguns lugares além destas duas encontra-se também a manjerona, mas por aqui, nas terras de Frei Galvão, nunca encontrei a manjerona compondo o cheiro verde.

Antes eu comprava um macinho de cheiro verde na feira, guardava na parte baixa da geladeira, mas conforme os dias iam passando aquele macinho ia ficando amarelado e todo grudento, conclusão, acabava indo pro lixo. Que desperdício! Então, comecei a desidratar: picava bem picadinho, lavava em água corrente, deixava secando o maior tempão e depois espalhava numa forma e levava para assar até ficar sequinho e depois guardava em potinhos. Ah, vamos combinar, que trabalhão!!! E como já falei algumas vezes aqui,praticidade é tudo!

Hoje, eu compro o maço de cheiro verde, lavo bem lavadinho, tiro o excesso de água, pico, coloco em copos de requeijão (aqueles de plástico) e levo pra congelar. Dura que é uma beleza, só não dura muito pelo fato de eu usar bastante, mas quesito durabilidade das plantas é excelente. Aí vem um segredinho, antes de tampar os copos de requeijão coloque um papel toalha envolvendo toda a boca do copo e depois tampe, dessa forma evita que se forme gelo dentro do copo e assim aumenta ainda mais a durabilidade do cheiro verde congelado. Antes, ao invés do papel toalha eu usava aquele plástico filme, mas depois de 3 dias já estava cheio de gelo dentro do copo. Com o papel é diferente, ele absorve a umidade e não deixa formar gelo, só no finalzinho, quando já está acabando o cheiro verde é que você percebe a formação de gelinhos, isso porque, conforme você vai usando o condimento vai aumentando o espaço até a boca do copo facilitando a entrada de ar, mas aí também já está acabando, né? Bem, assim tenho feito até agora para conservar o meu macinho de cheiro verde.





A foto abaixo eu tirei com mais de uma semana o cheiro verde congelado pra mostrar mesmo que, colocando o papel toalha na boca do copo, não junta gelo.





Na hora de usar, é só pegar com uma colher ou passar a faca que ele se solta com muita facilidade, mas volte para o congelador em seguida (não se esqueça de colocar o papel toalha antes de tampar), se você deixar em cima da pia vai descongelar rapidinho.

Se você sabe outras dicas de como conservar o cheiro verde, deixe um comentário! =)

VIVERAPRENDENDO.COM.BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN