CONTRA O CÂNCER- PIMENTA DEDO DE MOÇA

Pimenta-dedo-de-moça contra o câncer: o milagre da capsaicina

Pimenta-dedo-de-moça contra o câncer: o milagre da capsaicina
Há muitos anos acontece uma busca incessante, dos laboratórios de pesquisas, por substâncias que possam vencer o câncer. No entanto, até agora, nenhum demonstrou tal capacidade do ponto de vista médico-científico (outra coisa é a evidência empírica de que existe, em diferentes povos, a efetividade de determinados tratamentos naturais).

Mas isso foi,até agora, pois há pouco tempo, a presença de algumas substâncias ou plantas vem sendo constatada, como a pimenta-dedo-de-moça e a Graviola, as quais vêm demonstrando eficácia para frear e até curar este mal pandêmico.
Em diversos estudos, uma substância da pimenta-dedo-de-moça demonstrou seu poder anticancerígeno em cultivos de células de câncer de pulmão e pâncreas humano. Também demonstraram que uma dose desta substância induz a morte das células cancerígenas, não apresentando o mesmo efeito nas células normais.

Pimientod

A substância que estudaremos encontra-se nas populares pimentas-dedo-de-moça, pimenta-cumari ou Cambuci.
Referimos-nos àquela variedade de pimentas que contêm um especial teor picante e seu potencial anticancerígeno deve- à capsaicina, uma substância que produz “o suicídio” das células cancerígenas.Sua ação pode não somente frear, como também erradicar o câncer.

O que é e como é produzido o efeito da capsaicina?


Ao longo deste artigo, vamos explicar com mais detalhes a forma em que podemos usar estes alimentos que contêm a capsaicina, e como devemos incorporá-los em nossa dieta com as quantidades suficiente para prevenir e até, inclusive, curar o câncer.

Ação da capsaicina contra o câncer


A capsaicina pertence a uma família de moléculas chamadas vanilóides. Tais moléculas produzem a morte das células cancerígenas. A capsaicina se agarra, literalmente, às proteínas de uma organela muito importante das células, as mitocôndrias, e provoca a morte dessas organelas.
Mas, o mais impressionante é que ela não somente mata as células cancerígenas, como também não danifica as células que rodeiam o tumor, que estão saudáveis ou são normais.
O que diferencia as mitocôndrias das células cancerígenas das normais é que elas apresentam uma bioquímica completamente diferente. Essa é uma das razões fundamentais desta seletividade de ação da capsaicina. Esta vulnerabilidade é inata e específica para as células cancerígenas.
Em consequência, seu consumo, presente em altas doses nas pimentas-jalapenho, na Dedo-de-moça e outros tipos de pimentas muito picantes, é altamente recomendável para iniciar um reforço de nosso sistema na prevenção do câncer, em geral.
Como estas substâncias (os vanilóides) são encontradas em muitos alimentos, entre os quais encontra-se a capsaicina, s previsões farmacêuticas são de que poderão obter algum medicamento de forma rápida e a baixo custo. Mas, enquanto isso, o Cancer Research UKrecomenda reduzir o risco de câncer com uma dieta saudável, balanceada e abundante em frutas e vegetais.
Atualmente, existem fórmulas que usam a capsaicina para os tratamentos tópicos da tensão muscular e da psoríase, o que possibilita utilizá-la também, para o tratamento do câncer de pele.

Como usar a Dedo-de-moça para prevenir o câncer


A capsaicina, o princípio picante da pimenta-dedo-de-moça, conduz as células do tumor de próstata à autodestruição.
Segundo um estudo recente, realizado na Universidade da Califórnia (Centro Médico Cedars-Sinaí), foi descoberto que este componente, presente em altas concentrações na pimenta-dedo-de-moça, produz a ativação da morte celular programada ou suicídio celular (também chamado de apoptose) em 80% da população das células tumorais do câncer de próstata, reduzindo o tamanho dos tumores à quinta parte dos tumores não tratados.
Segundo tais estudos, para alcançar o desejado efeito anticancerígeno, uma pessoa de 90 kg deve ingerir uns 400 mg de capsaicina 3 vezes na semana.
O estudo supõe a ingestão de três a oito Dedos-de-moça frescas.Mas atenção, estas pimentas são as que apresentam o maior conteúdo de capsaicina, aumentando o grau de pungência, segundo a escala Scoville, em mais de 300.000 unidades. Ou seja, estas pimentas são superpicantes e pode ser que seu paladar não suporte.
Para se ter uma ideia, outras variedades como os jalapenhos, podem conter somente entre 2.500 e 8.000 unidades Scoville.
Explicaremos com um pouco mais de detalhes qual é o mecanismo pelo qual a Dedo-de-moça atua inibindo ou matando o câncer:
A apoptose ou morte celular é um fenômeno normal que se produz nos tecidos e órgãos de nosso corpo. Graças a esse processo, existe um equilíbrio entre as células novas e aquelas que são mais velhas ou estão deterioradas. No entanto, as células cancerígenas  tornam-se imortais, pois escapam geneticamente dos mecanismos moleculares de apoptose.
Os cientistas observaram que a capsaicina inibiu a atividade de um mecanismo molecular, que é alterado nas células cancerosas (o NF-kappa Beta) e que, em condições normais, participa na apoptose ou morte celular, em muitos tipos de células. A regulação defeituosa do NF-kB por parte das células cancerígenas é uma das razões que promovem sua eterna supervivência.
O componente picante da Dedo-de-moça reduziu, também, a formação de uma proteína que, com frequência, é produzida em altas quantidades pelos tumores de próstata e pode indicar a presença do tumor nos homens. Esta proteína é conhecida como antígeno prostático específico (PSA).

Dieta ou cardápio para lutar contra o câncer


Vendo as maravilhosas propriedades dos alimentos picantes que contêm a capsaicina, se quisermos ajudar na luta contra o câncer ou preveni-lo, temos que incorporar em nossa alimentação a maior quantidade de hortaliças que a contenha. Isto é, as pimentas e o gengibre.
Lembre-se de que quanto mais picante for a pimenta, maior é a concentração de capsaicina. Não se esqueça, também, de que o ideal é que tais alimentos sejam consumidos crus, pois desta maneira todas as propriedades são conservadas.

  • Pimentas-dedo-de-moça: são a fonte mais potente e conhecida de capsaicina, e algumas apresentam a pungência mais alta da escala picante de Scoville, como os Jalapenhos.
  • Molho Tabasco: este molho comercial é feito com pimentas picantes da variedade Tabasco, do estado mexicano de mesmo nome, com adição de vinagre e sal. Bastam apenas umas gotas em sua refeição para acontecer uma festa na sua língua.
  • Cominho: ainda que menos picante que os anteriores, contem capsaicina e pode dar grande sabor aos seus legumes, além de ser o ingrediente principal do molho canário.

cominho

  • Curry: um dos ingredientes principais é o açafrão, que dá a coloração amarela e que contém pequenas quantidades de capsaicina.

A capsaicina é reforçada com a cafeína de forma sinérgica, ou seja, a combinação das duas ajuda ainda mais na prevenção e cura do câncer, além de também queimar gorduras. Se a ideia de molhar jalapenhos no café não lhe é atraente, pode tomar capsaicina e cafeína em cápsulas e se poupar do sabor picante na língua, mas não se livrará do suor.

MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN