Pular para o conteúdo principal

GOJI BERRY A FRUTINHA MAIS FALADA DA TEMPORADA.

Saúde

Goji berry: o alimento popstar da temporada

goji2Caipirinha de lichia. Sorvete de lichia. Arroz e feijão com lichia. Suco de luz com lichia. Frozen yogurt de lichia. Lichia, lichia, e lichia. Mas aviso, querida lichia, que seus 15 minutos (ok, foram bem mais) de fama estão perto do fim. Vinda diretamente dos confins da Ásia, a estrela da vez é a goji berry, uma frutinha vermelha bonitinha e exótica que promete dominar o Brasil (não duvido, inclusive, aparecer como tema de alguma prova no Big Brother; à conferir).
A goji berry é velha conhecida do pessoal do oriente, sendo consumida na China, Tibete e Mongólia há milhares de anos. O fascínio desse povo pelas propriedades da fruta é tanto, que a colheita se dá de modo que mão humana nunca a toque. Para colher as gojis, os chineses e tibetanos sacodem os pés e recolhem os frutos caídos em cestos de bambu. Tudo isso porque a pequenina é sensível e escurece ao toque humano, perdendo grande parte de sua capacidade antioxidante. É por isso que, para ser consumida em locais tão distantes quanto o nosso Brasil, que a goji berry nos chega de forma desidratada, perfeita para ser comida como uva-passa ou fervida num chá.
A pergunta é: porque esta pequenina virou febre entre as celebridades? Não somente porque tão é bonita quanto um tomate-cereja, ou exótica quanto uma… lichia (!) Mas especialmente porque estudos norte-americanos tem comprovado cada vez mais benefícios à saúde proporcionados pelo seu consumo. Por exemplo: cientistas do Instituto Nacional de Envelhecimento, de Maryland desenvolveram uma tabela para comparar a capacidade antioxidante de cada alimento. Deram à essa tabela o nome de Tabela ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), onde cada alimento é ranqueado de acordo com sua capacidade antioxidante. A danadada da goji berry aparece em primeiríssimo lugar:
Goji Berry25300
Ameixa seca5770
Açaí3871
Romã3307
Passas2830
Mirtilo2400
Amora2036
Morango1540
Framboesa1220
Ameixa949
Laranja750
Uva vermelha739
Cereja670
Kiwi602
Toranja483
Maçã218
Banana210
Pera134
Melão100
goji1
Também já se sabe que a goji berry contém o polissacarídeo Lycium Barbarum (LBP), cujas pesquisas revelaram ser capaz de aumentar nossa capacidade imunológica. Isto porque os polissacarídeos da fruta fornecem açúcares especiais às células, que passam a se comunicar com mais eficiência entre si. O buzz é tanto, que o nutricionista e escritor canadense Earl Mindell chegou a chamar os polissacarídeos da goji de “moléculas mestras” porque, segundo ele, eles “comandam e controlam muitos dos mais importantes sistemas bioquímicos de defesa do corpo”. E os asiáticos só escondendo o jogo da gente por  milhares de anos, hein?
Para terminar, em maio de 2008, o Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. Embora ainda esteja em fase de estudos, tudo parece indicar que a pequena notável tem mesmo atributos fortes para concorrer com o alimentos popstares de peso, como o chá verde, a quinoa e a chia.
Muito em breve teremos goji berry para colocar no frozen yogurt, picolé de goji berry na praia… Mas e caipirinha de goji, será que funciona? :)
blog.seleções.com.br

Comentários

  1. Para quem não consegue achar, sugiro o Emporium Sim Sim, eles tem as melhores gojis do mercado, bem doce e graúda, parece passa-de-uva. Consumo elas naturamente, prefiro a frutinhas do q cápsulas pois não tenho resultados com cápsulas. obtenha a fruta!

    ResponderExcluir
  2. TONY AGRADEÇO SUA OPINIÃO E COLABORAÇÃO NESTE BLOG,ESPERO QUE MANDE MAIS E TAMBÉM SE FOSSE POSSIVEL O ENDEREÇO DO EMPORIUM SIM SIM. JÁ ME PERGUNTARAM ONE É E NÃO SOUBE DIZER.DESDE JÁ UM GRANDE ABRAÇO. BILY CORTEZ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN