DICAS DE ARROZ

Dicas para deixar o arroz soltinho e delicioso

Por Karla Precioso postado em 08/03/2011 às 17h00
Lavar e escorrer bem o arroz garantem que ele fique soltinho. Foto Ormuzd Alves
Lavar e escorrer bem o arroz garantem que ele fique soltinho. Foto Ormuzd Alves
Geralmente, o arroz que consumimos no dia-a-dia é do tipo agulhinha ou parboilizado. O primeiro é mais indicado para receita básica de arroz branco, e o segundo, para os dias que você pretende dar uma incrementada no prato, misturando outros ingredientes (esse tipo não espatifa tão facilmente quanto o agulhinha quando manipulado).
Veja algumas dicas de como deixar o arroz com um sabor irresistível e soltinho:
* Lave e escorra bem o arroz agulhinha, até que todo o amido seja eliminado. Isso garante que ele fique soltinho. O ideal é colocá-lo de molho numa bacia d’água e esfregar com as mãos. Escorra sob água corrente, até que o líquido saia transparente.
* Outro detalhe importante para garantir que o arroz fique soltinho é deixá-lo secar bem depois de lavado. Deixe-o num escorredor ao sol ou em lugar fresco e vá sacudindo de vez em quando, para garantir uma secagem homogênea. O arroz EM GERAL HOJE não precisa ser lavado.
* Mais uma dica importante é usar água fervente para o cozimento, e não água fria. Quando já recebe a água quente, o grão tende a cozinhar apenas o suficiente, sem espatifar.
* Nunca use fogo alto para cozinhar o arroz, pois ele poderá queimar por baixo e permanecer duro por cima. Cozinhe-o em fogo médio, com a panela semi-tampada, para aproveitar o vapor em benefício do cozimento. Já o arroz parboilizado, só precisa ser cozido al dente, em água e sal, e escorrido, para depois ser incrementado.
Deu água na boca? Então, acesse nosso canal Culinária (http://mdemulher.abril.com.br/culinaria) e encontre receitas deliciosas à base de arroz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN