OVOS-TUDO SOBRE OVOS

Tudo o que você deve saber sobre os ovos

Tudo o que você deve saber sobre os ovos
Se existe um alimento altamente recomendado, é o ovoApto para ser consumido por todas as idades e praticamente em qualquer situação, tem um grande valor nutricional, apesar de falsos mitos criados que trataremos de explicar aqui.

Mesmo que possamos comer ovos de muitas espécies como o de ganso, pato, codorna, avestruz, etc, nos concentraremos no ovo de galinha, que é o mais consumido.
Uma das principais vantagens do ovo é que pode ser consumido de muitas formas, como ingrediente único, cozido, frito, mexido, escaldado, omelete de batata (sozinho ou acompanhando outro alimento de nossa preferência) ou formando parte de inúmeras receitas, tanto de pratos doces como salgados.

Proteínas do ovo

As proteínas do ovo são encontradas geralmente na clara e são consideradas proteínas de alto valor biológico, porque contém todos os aminoácidos essenciais, convertendo o ovo no alimento de maior qualidade proteica.
De fato, as proteínas do ovo servem de referencia para valorizar a qualidade proteica de outros alimentos. A proteína mais abundante é a albumina. Se determina que 100 g de ovo nos oferecem 13 g de proteínas.

Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.
Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.

Controvérsia com o colesterol


Já a muito tempo é recomendado restringir o consumo de ovos a 2 ou 3 por semana pelo seu alto conteúdo de colesterol. Hoje em dia se sabe que o que aumenta o colesterol sanguíneo é o balanceamento entre as gorduras saturadas e as insaturadas.
Então veja, o ovo contém ambos os tipos, mas muito mais das insaturadas. Além disso, o ovo é rico em lecitina, responsável por sua propriedade emulsificante, que diminui a absorção intestinal de colesterol.
Com tudo isso, podemos concluir que uma pessoa saudável, que segue uma dieta equilibrada pode consumir até 7 ovos por semana. E aquelas que são hipercolesterolêmicas ou que apresentem qualquer outra doença com risco cardiovascular, devem consumir 2 ou 3 ovos por semana ou remover as gemas.

O ovo nas dietas para emagrecer


ovo

É certo que ovos tem um valor calórico elevado, 150 k/cal a cada 100 g, um ovo pesa aproximadamente 60 g, portanto, seu valor calórico será em torno de 80 k/cal , algo muito insignificante para as pessoas com uma dieta equilibrada; aquelas que seguem uma dieta para emagrecer deverão controlar o seu consumo, mas nunca deixar de comê-lo, porque é mais benéfico do que prejudicial.
Por último, lembre-se que o ovo é um produto muito alérgico, sobretudo durante a infância.  

MELHORCOMSAUDE.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN