ALERGIA A PRODUTOS DE LIMPEZA. TEM ALTERNATIVAS .

Por KARINA COSTA
Sabão em pó, detergente, amaciante, água sanitária. Você é alérgico a algum desses produtos? Pois saiba que eles podem ser substituídos por outros itens usados em outras ocasiões na cozinha. O limão, por exemplo, pode ser utilizado para eliminar crostas de gordura das panelas. O bicarbonato, muito usado para retirar o cheiro de dentro da geladeira, também serve para desengordurar fogões, pias e paredes, além de lustrar o chão. O vinagre branco, entre outras funções, garante limpeza eficiente no banheiro por sua ação bactericida. E o melhor: além de uma alternativa para os alérgicos, os produtos substituídos diminuem os gastos mensais!
Segundo o médico e coordenador técnico do projeto social Brasil Sem Alergia, dr. Marcello Bossois, as alergias aos produtos de limpeza podem se manifestar na pele ou nas vias respiratórias. São causadas pelo contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em determinados produtos químicos. “Os principais sinais da alergia são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele, inchaço, dificuldade para respirar e chiado na respiração. Caso perceba algum desses sinais, é indicado procurar imediatamente um médico especialista”, alerta.
“No caso das alergias de pele, os sintomas podem surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas, de acordo com a intensidade da reação alérgica e do tipo de substância envolvida. Quando a alergia é no sistema respiratório, afeta regiões como garganta, laringe, faringe, brônquios e traquéia, contribuindo assim para o surgimento de alergias respiratórias como rinites, sinusites, bronquites e até asmas brônquicas", explica.
O especialista lembra que o amaciante de roupas deve ser eliminado da lista de produtos de limpeza manuseados pelos alérgicos. "São grandes vilões dos alérgicos porque possuem cheiros muito fortes e provocam irritações na pele e nas vias respiratórias. Os produtos de limpeza caseiros, além de econômicos, são tão eficazes quanto os demais e garantem a limpeza dos ambientes com a vantagem de que possuem substâncias mais suaves que os industrializados. Ou seja, o risco de provocarem alergia é menor”, ressalta o médico, lembrando que o projeto Brasil Sem Alergia oferece gratuitamente a realização de procedimentos de combate, controle e prevenção dos mais variados tipos de processos alérgicos e doenças ligadas ao sistema imunológico. Além do acompanhamento médico gratuito, a ação social realiza os testes alérgicos, gratuitamente, em toda população do Rio de Janeiro, e desenvolve uma campanha gratuita na prevenção das alergias aos produtos de limpeza.


fonte-estilo.br.msn.com/tempodemulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN