Data é dedicada aos cuidados com a saúde masculina
4 de  julho, 2013
Por: null
CATEGORIA: LOCAL
1410

Frequentar consultórios ginecológicos para acompanhamento clínico semestral ou anualmente já se tornou rotina para as mulheres. Mas e para os homens? Como eles costumam lidar com a própria saúde?
De acordo com o urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando sentem algum sintoma.  “Apesar das novas gerações estarem criando um hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, ainda assim, vemos frequentemente casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo," explica o especialista.
O dia 15 de julho é o Dia Nacional do Homem e foi instituído em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é vista como uma data importante que ressalta a necessidade do homem em se atentar para sua saúde, principalmente a urológica.
“O check up deve fazer parte do cotidiano masculino tanto quanto faz de uma criança ou das mulheres. Ou seja, o urologista está para o homem, como um pediatra para uma criança ou o ginecologista para uma mulher”, diz Dr. Daher.
De acordo com Dr. Chade, o check up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas. “Quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior”.  O especialista aponta os principais exames que os homens devem realizar ao longo da vida; são eles:
·         entre 03 e 05 anos - muitos pediatras avaliam a necessidade de uma possível cirurgia de fimose, entretanto, esse procedimento deverá ser realizado após a avaliação de um urologista ou cirurgião pediatrico.
·         12 aos 18 anos - o urologista e o pediatra são os médicos mais indicados para os meninos para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, porem cabe ao urologista a prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), disfunções miccionais (que podem surgir nessa faixa etária) além de orientações e dúvidas sobre a vida sexual masculina.
·         20 aos 49 anos - o homem deve procurar o urologista para manter a prevenção e ou tratamento de DSTs, além de iniciar a prevenção contra o câncer de testículo, que pode surgir nesse período.
·         40/45 anos - começa um período em que o homem deve ir anualmente ao urologista e ao clinico geral. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, podemos iniciar a prevenção contra o câncer de próstata, que é considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. Para aqueles que não possuem histórico familiar, a prevenção pode ter inicio a partir dos 45 anos. Além disso, assim como o ginecologista indica exames de varias especialidades para as mulheres; o urologista realiza o mesmo procedimento com os homens. E com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças realizando exames cardiológicos, de sangue (para avaliar colesterol, triglicéries e glicemia) e exames clínicos específicos, como exame de pulmão em fumantes, em conjunto com o clinico geral ou cardiologista.
·         a partir dos 50 anos - além de se manter a prevenção do câncer, o urologista pode auxiliar em problemas comuns nessa faixa etária como o tratamento de crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, rins, prevenção de câncer de intestino, além da prevenção e tratamento de disfunções sexuais.
 Entre as doenças mais comuns entre os homens estão: doenças cardiovasculares, disfunção erétil e câncer de próstata, pênis, pulmão e testículo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN