SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO "OLHOS DE LINCE "!

significado de Olhos de Lince   -  expressão em português que é usada para descrever alguém que tem uma visão acima da média, muito boa.

A expressão olhos de lince é um elogio à capacidade visual de uma pessoa: Ele foi o único que conseguiu ver o erro na pintura! Que olhos de lince!

Origem da expressão

O lince é um felino e como todos os felinos, tem muito boa visão, e por isso muitas pessoas usam a expressão "ter olho de lince", que significa "enxergar excepcionalmente bem". Uma outra expressão equivalente é "olho de águia". A expressão também pode ser usada no sentido figurado, onde uma pessoa pode mesmo ver o futuro.
Ter "olhos de lince" significa tem uma visão apuradíssima. No entanto, a origem desta expressão não vem da comparação com o felino, mas vem da mitologia grega.

De acordo com a lenda, Linceu foi o piloto da expedição dos "argonautas", grupo composto por 56 heróis da mitologia grega, embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão boa que podia ver através de paredes de pedra para verificar a existência de potenciais tesouros escondidos. Outros afirmavam também que Linceu tinha uma visão tão fantástica que conseguia ver o que acontecia no céu e no inferno. Em uma ocasião específica, conseguiu contar de uma só vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartago. Assim, quem tinha uma visão muito boa, tinha "olhos de Linceu". Posteriormente houve a confusão entre Linceu e lince, e na linguagem popular a expressão passou a ser "olhos de lince


fontewwwsignificados.cm.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN