SALMONELLA - MAIS UMA DOENÇA QUE SE ADQUIRI ATRAVÉS DE BACTÉRIAS-

INFECÇÃO POR SALMONELA
Os sintomas de infecção por salmonela, podem variar de intensidade, mas em geral são:
  • Forte diarreia;
  • Vômito;
  • Enjôo;
  • Febre alta.
Estes sintomas  podem surgir dentro de 6 horas a 4 dias após o consumo de alimento contaminado e via de regra permanecem por cerca de 5 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. Eles podem variar de intensidade, dependendo da quantidade de alimento contaminado  ingerido ou da quantidades da bactéria ingerida.
Nos idosos, nas crianças pequenas e também nas gestantes, as consequências desta infecção podem ser mais graves devido a desidratação que pode levar a morte se não tratada adequadamente e no tempo correto.

Como se adquire uma infecção por Samonella

Alguns exemplos de como se adquire uma infecção por Salmonella são através do consumo de:
  • Alimentos mal cozidos e deixados em temperatura inadequada por várias horas (crescimento bacteriano mais rápido à temperatura de 37ºC);
  • Carnes, aves, frutos do mar, gema de ovo;
  • Produtos lácteos;
  • Hortaliças plantadas em locais adubados com fezes de ave.
As preparações mais manuseadas são mais suscetíveis à contaminação bacteriana por isso os maiores contaminadores dos alimentos são os manipuladores, ou seja, cozinheiros, auxiliares de cozinha ou qualquer pessoa que contacte com o alimento que não tenha as mãos limpas adequadamente.

Tratamento para infecção por Salmonella

O tratamento para a infecção por Salmonella é de suporte. Basta que o indivíduo faça uma alimentação leve, beba bastante água e descanse. Contudo, se a infecção for grave e a diarreia for muito forte ou durar muitos dias, pode ser necessário o internamento hospitalar para a rehidratação com soro na veia.
Em casa, é recomendado tomar o soro caseiro sempre que evacuar fezes líquidas, na mesma proporção de líquido perdido para evitar a desidratação.


tatiana zanim nutricionista
fontewwwtuasaude.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN