PORCELANA- VOCÊ SABE QUE É LINDA MAS NÃO SABE PORQUE.ENTÃO,LEIA A HISTÓRIA.

história da Porcelana

O que é a porcelana?

A porcelana é conhecida na China pelo nome de yao e sua origem é remota; embora as peças mais antigas de que temos noticia correspondam ao século VI d.C., e é provável que ela date do quarto milênio antes de Cristo.
O equivalente europeu ao yao, portanto a autêntica porcelana, é a denominada "massa dura", composta por uma substância argilosa chamada caulim, por outra substância feldspática conhecida como péntusé, bem como por quartzo e alabastro. Todas estas substâncias devem ser pulverizadas e misturadas com água para formar uma papa densa e leitosa que, ao ser levada ao forno e submetida à temperaturas que oscilam entre 1.250 °C e 1.350 °C, transforma-se em uma massa vítrea, dura, densa, branca , impermeável e translúcida que ressoa ao ser tocada; ou seja, naquilo que conhecemos como porcelana.
Embora desde os primeiros anos do século XX se usasse um torno elétrico para trabalhar a massa já vitrificada de figuras de porcelana, as peças eram normalmente feitas com moldes. Neste método, a massa ainda fria de porcelana é derramada em um molde, em geral de gesso, de maneira que adira às faces interiores do mesmo. Feito isto, deixa-se secar durante algum tempo ao relento ou em lugar adequado, para que o gesso do molde absorva parte da umidade da massa.
Separada do molde, a peça é levada ao forno e submetida, durante doze ou quatorze horas, a uma temperatura entre 500 °C e 900 °C. Durante este tempo, ocorre um processo de secagem, que deve ser feito com grande cuidado para evitar que a massa se quebre. Nele, a umidade e a porosidade da massa diminuem enquanto aumenta sua coesão.
Depois deste primeiro processo é feita a impermeabilização ou vitrificação da peça, que consiste em cobri-la com um esmalte ou verniz, em cujos elementos - os mesmo da cerâmica tradicional - também encontra-se o quartzo, responsável por sua característica translucidez. Feito isto, a peça é novamente levada ao forno, permanecendo desta vez cerca de vinte e quatro horas a uma temperatura entre 1.400 °C e 1.500 °C.
Na China, o processo de secagem e de impermeabilização eram feitos ao mesmo tempo , de forma que o esmalte era aplicado diretamente na massa crua, antes desta ir ao forno. Por este motivo, além das faces das peças da porcelana chinesa serem mais finas, mais duras e mais translúcidas, não se distingue o esmalte da massa. Já nas porcelanas européias, podia-se distinguir as camadas de esmalte das camadas de massa, mais porosas; e, em geral, as peças eram mais pesadas e menos translúcidas que as orientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN