HOJE POR SER DIA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM,COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DOS AVÓS


Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Avôs 

Angop
Dia Mundial dos Avôs, celebrado em homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana
Dia Mundial dos Avôs, celebrado em homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana

 Comemora-se anualmente no dia 26 de Julho o Dia Mundial dos Avôs, em homenagem  ao dia de São Joaquim e Santa Ana, os padroeiros dos avós.
 

Segundo a história, no século I a.C São Joaquim e Santa Ana viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança.
 

Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria.
 

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
 

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de Março, associada à de São José, e depois transferida para o dia 16 de Agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
 

Em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de baptismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de Julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.
 

São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, são os padroeiros dos avôs e avós.
 

Em Angola, a Associação de Amizade e Solidariedade para com a 3ª Idade (AASTI)  tem comemorado a efeméride com a realização de encontros explicativos sobre a importância da data e da interacção entre avós e netos, jogos, declamação de poemas, concursos de Redacção e Desenhos.
 

Neste dia, segundo a AASTI, deve-se saudar os avós, demonstrando-lhes todo o carinho, admiração e afecto que bem merecem e que, com toda a justiça e estima, lhes é devida.


fonteangolapress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AMACIAR CARNES CRUAS E COZIDAS- NÃO PERCAM ESTAS DICAS PORQUE SÃO DE GRANDE UTILIDADE NA COZINHA

INVEJA -DE RODRIGO FOCACCIO -LINKEDIN